Sua INGESTÃO DE CÁLCIO está adequada



A baixa ingestão de cálcio por parte dos brasileiros tem sido motivo de preocupação para a comunidade médica. Pesquisas nacionais têm mostrado que os brasileiros consomem apenas metade do cálcio necessário por dia.


Uma das mais importantes funções do #cálcio no organismo é compor a estrutura do esqueleto, que fica forte e resistente. A deficiência de cálcio nas crianças fragiliza a formação óssea e causa problemas como o raquitismo e o déficit de crescimento. Quando adultas, o déficit de cálcio na alimentação predispõe à #osteoporose e consequentemente a fraturas.


Para adultos em geral, o consumo ideal de cálcio é de 1000 mg/dia. Em crianças e adolescentes, #gestantes, #lactantes e na #pós-menopausa, as necessidades são ainda maiores.


Os #laticínios (leite, iogurtes, coalhadas e queijos) são as principais fontes de cálcio disponíveis na alimentação, sendo recomendável o consumo de pelo menos 2 a 3 porções por dia. Além de fornecerem cálcio, também têm a vantagem de serem boas fontes de proteínas e outros nutrientes importantes para a #saudeossea.


Outras #fontesdecalcio incluem: - Alguns vegetais verdes, como brócolis, agrião e ruibarbo - Oleaginosas (especialmente as amêndoas) - Alguns peixes, como sardinhas em lata, salmão e bacalhau - Algumas frutas como laranja, damasco, uva passa e figo seco.

- Para estimar aproximadamente a quantidade de cálcio que você consome diariamente, existem calculadoras como a disponibilizada pela Institute Osteoporosis Foundation: https://www.osteoporosis.foundation/.../calcium-calculator


Um nutricionista também pode ajudar a adequar a alimentação para melhorar seu consumo de cálcio e assim evitar perda acelerada ou anormal da #massaossea.


E então? Com base nas informações acima, você acha que sua ingestão de cálcio está adequada? Coloque aqui nos comentários!


Fontes: Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) e Institute Osteoporosis Foundation (IOF)

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo