O que é TIREOIDE? E qual a diferença entre HIPOTIREOIDISMO e HIPERTIREOIDISMO?

Atualizado: Mai 10



A TIREOIDE é uma glândula endócrina, com forma parecida à de uma borboleta, localizada normalmente na região anterior e inferior do pescoço. É responsável por produzir os hormônios tireoidianos (T3 e T4), que são secretados no sangue e levados aos diversos tecidos do corpo, onde atuam regulando o uso de energia pelas células e mantendo o funcionamento adequado dos órgãos.

Quando a tireoide não produz T3 e T4 em quantidade suficiente, ocorre o HIPOTIREOIDISMO. O corpo passa a funcionar mais lentamente, podendo causar os seguintes sintomas: cansaço e sonolência excessiva, dores musculares e articulares, queda de cabelo, ressecamento da pele, enfraquecimento das unhas, inchaço, ganho de peso, diminuição da memória, sintomas depressivos, sensação de frio, "prisão de ventre" e irregularidade menstrual. Como os sintomas não são específicos e se apresentam de maneira muito variada entre as pessoas acometidas, é fundamental confirmar a suspeita com a dosagem do TSH e T4 livre no sangue.

Já quando a produção de T3 e T4 é excessiva, ocorre o HIPERTIREOIDISMO. O corpo passa a funcionar de forma acelerada, ocasionando sintomas como perda de peso, palpitações, tremores, sensação de calor, sudorese, insônia, irritabilidade e cansaço. Diante da suspeita, a confirmação do hipertireoidismo também deve ser realizada com a dosagem dos hormônios tireoidianos no sangue.

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo têm tratamento e devem ser bem controlados para evitar complicações futuras.

Em caso de sintomas, procure ajuda médica para avaliação de sua tireoide. O endocrinologista é o especialista que diagnostica e trata as disfunções da tireoide e de outras glândulas produtoras de hormônios.

Para marcação de consulta, contato e endereço de atendimento, acesse: www.ceciliafinotti.com

0 visualização0 comentário