Entenda um pouquinho sobre quão complexas são as causas da OBESIDADE

Atualizado: Mai 10



Entenda um pouquinho sobre quão complexas são as causas da obesidade e o por quê perder e controlar o peso geralmente não é fácil nem simples:


Obesidade é uma doença crônica, complexa, que envolve várias causas que vão muito além das escolhas e dos esforços do indivíduo.

Fatores genéticos, ambientais, fisiológicos e psíquicos são alguns exemplos de fatores causais que geralmente não dependem das escolhas e dos esforços do indivíduo, mas que têm grande relevância em favorecer o ganho e dificultar a perda de peso (por meio de estímulos que aumentam a fome e/ou por meio da redução do gasto energético), mesmo quando a pessoa busca ter um estilo de vida saudável.

Para uma doença complexa como a obesidade, promessas de perda de peso fácil não ajudam e podem ser motivo de mais frustração para o paciente que já luta há muito tempo contra a balança e já se esforça com dietas e exercícios...

Tratar a obesidade envolve várias medidas que não se resumem apenas a reeducação alimentar e um bom programa de exercícios físicos (embora essas sejam intervenções essenciais). Muitas vezes o tratamento medicamentoso e até mesmo o cirúrgico podem ser necessários para o controle da obesidade, que é uma doença que pode ter complicações sérias, como diabetes, doenças cardiovasculares, apneia do sono e até alguns tipos de câncer.

Por ser uma doença crônica, também é importante que o tratamento e controle do peso seja a longo prazo.

É importante que essas informações sejam compartilhadas para que as pessoas acometidas pela obesidade sofram menos estigmas e recebam mais apoio e incentivo para buscarem ajuda e tratamento adequado.

Para marcação de consulta, contato e endereço de atendimento, acesse: www.ceciliafinotti.com

1 visualização0 comentário