ANABOLIZANTES: o que são, para que servem e quais os riscos do mal uso.



Matéria veiculada no "Tá explicado", da Jovem Pan, sobre um tema que tem levantado muita preocupação entre a comunidade médica: o uso abusivo de anabolizantes para fins estéticos e para desempenho físico.


O uso de testosterona está indicado apenas em homens com deficiência da mesma (ou seja, homens com uma doença chamada hipogonadismo e que devem fazer o tratamento com a reposição hormonal, desde que não haja contra-indicação). Fora dessa condição, o uso de testosterona e outros esteroides anabolizantes (por homens e mulheres) é inadequado, podendo trazer vários riscos à saúde!


Na matéria, o médico Alexandre Hohl, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, alerta sobre efeitos adversos da utilização das populares “bombas”. “Os riscos [para homens e mulheres] são alteração da pele, alterações de articulações, alteração de fígado, alteração do coração e risco de morte”. Segundo o especialista, no caso das mulheres, que não têm indicação de uso de testosterona, os prejuízos podem ser ainda maiores. “Se homem tinha doença que tinha que repor, para mulher não tem. E aí o que acontece? A voz fica voz fica grave, a mama muda a densidade, o cabelo cai, para de menstruar, o clitóris aumenta de tamanho, além das alterações de fígado e coração e risco de morte. Ou você trata uma doença, ou você tá usando [anabolizantes] de maneira inadequada e os riscos, em geral, são maiores que os benefícios".


O presidente da Confederação Panamericana de Medicina do Esporte, José Kavasóe, também advertiu: "Às vezes eu costumo fazer uma analogia disso com o sujeito que brinca de roleta russa. Só que em vez de colocar uma bala ele tá colocando cinco. E a chance de ele perder é muito grande. Aí ele faz uma vez, não acontece nada, beleza. Faz segunda, uma hora ele vai perder. É o tipo de situação que as pessoas pensam que só vai acontecer com os outros, isso não vai acontecer comigo. Então, o que é seguro? É não usar".


Fica o alerta! Compartilhe a informação!

Para ler a matéria e assistir o vídeo da entrevista, acesse o link:

https://jovempan.com.br/.../anabolizantes-o-que-sao-para...

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo