A importância do Consumo de CÁLCIO


O consumo de cálcio pela população brasileira é baixo. E temos visto uma situação rotineira nos consultórios que agrava ainda mais essa deficiência de cálcio alimentar: muitos pacientes sendo orientados a retirar os laticínios (maior fonte de cálcio alimentar) da dieta como se fossem alimentos "inflamatórios" e prejudicassem o emagrecimento.

No entanto, não há nenhuma evidência de que retirar laticínios da dieta favoreça a perda de peso! Pelo contrário, há estudos epidemiológicos que relacionam maior consumo de #cálcio com menor peso. Embora não sejam evidências conclusivas, há sempre o risco de, ao cortar produtos lácteos ricos em proteínas, trocar por fontes menos nutritivas e com menor poder de saciedade.

Retirar a lactose da dieta faz sentido em quem tem intolerância à lactose. E retirar os laticínios em quem tem alergias a proteinas do leite, também está ok. Mas não faz sentido retirar laticínios da dieta para controle de peso. De fato, existem laticínios mais calóricos e gordurosos que podem ser substituídos por laticínios magros e menos calóricos para quem precisa controlar o peso, mas isso nada tem a ver com a lactose em si.

Saliento aqui que não há nenhum alimento que seja isoladamente um super-vilão para o peso e nem tão pouco super-alimentos mágicos que promovam o emagrecimento. Tudo depende do contexto geral da alimentação e de outros fatores que integram o estilo de vida como um todo.

Cálcio segue sendo um mineral essencial para nossa saúde e caso você opte, por alguma razão, por reduzir o consumo de #laticinios , deve ter uma grande preocupação em buscar outras fontes desse nutriente, de acordo com suas necessidades (que são diferentes em diferentes fases de vida e condições de saúde).

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo